Sabe aquele “amanhã eu faço”? Ele vem atrasando sua vida ano após ano. Dessa forma, seus projetos quase nunca saem do papel ou demoram o dobro do tempo. Só que esse processo de se organizar e tornar sua vida mais ativa, não precisa ser um sofrimento. Você só precisa de hábitos melhores e um pouquinho de foco, prometo! Portanto, começar o ano com um novo mindset e uma organização que facilite seu dia a dia, pode te ajudar a ser mais produtiva. Sendo assim, separei 5 dicas simples, algumas que estão me ajudando nos últimos anos e outras que conheci recentemente. Espero que te ajude!
1. Organize seu espaço
E a sua vida inteira. Uma boa dica, para essa etapa, é assistir a série da Marie Kondo na Netflix, Ordem na Casa, ou ler o livro dela também, A mágica da arrumação. Tanto na série, quanto no livro, Marie Kondo explica seu método para que você organize sua vida de uma vez por todas. A coisa é tão seria, que em seu livro tem o depoimento de uma cliente que diz que depois de aprender a descartar as coisas que não lhe traziam alegria, ela se divorciou. Portanto, se você não é o tipo de pessoa mais organizada do mundo, como eu, pode ser um bom começo. Afinal, um espaço organizado faz toda a diferença no nosso dia a dia.
2. Tenha um planner
Ou um bullet journal, ou uma caderneta, ou uma agenda. Tenha um método de organização da sua rotina. Além disso, essas alternativas podem te ajudar a controlar seus gastos e outros planos que você tem. Ter algo para anotar a sua rotina, compromissos e ideias, facilita a visualização e impede que você esqueça algo que precisava muito fazer. Mas, caso você tenha dificuldade para encontrar a forma com que mais se identica para organizar a sua rotina, clica aqui!
3. Faça uma lista de obrigações semanais
Eu sempre bato na tecla de listas, né? Mas, desde que aprendi a trabalhar com elas, a minha vida ficou bem melhor na área de organização e produtividade. Portanto, a dica aqui é: tire um tempo do seu domingo e escreva tudo o que você precisa fazer ao longo da semana. Tudo mesmo, desde atividades rotineiras, até aquelas coisas que você não para de adiar, como marcar uma consulta, por exemplo. Depois, distribua as atividades ao longo dos dias e vá riscando a medida que completar. É uma satisfação sem tamanho, juro! E te ajuda a não esquecer nada, além de distribuir melhor o seu tempo.
4. Não tente abraçar o mundo
Acho que essa dica talvez seja mais para mim, do que para você. Afinal, eu sofro bastante com isso de querer fazer mil coisas e depois não ter tempo para nada. Portanto, foque apenas nas coisas que você acredita que realmente valem cada segundo do seu tempo. E, as vezes, seu tempo já vai estar cheio de coisas valiosas, enquanto outras coisas valiosas aparecem. Aí, minha amiga, vai caber a você a decisão de opinar o que fica para a próxima oportunidade. Não se sobrecarregue, não é positivo nem para você, nem para o projeto que quer começar!
5. Cuide bem de você
Nenhum trabalho, projeto ou qualquer atividade que você queira desenvolver é melhor do que a sua saúde. Tirar um tempo para ver algo que gosta, relaxar a mente, sair com os amigos ou fazer qualquer coisa que te dê alegria, é prioridade. Ache um tempo semanal para relaxar e se divertir. Uma mente cansada não produz bem. E, caso você adoeça, ninguém vai estar lá para cuidar do que você se matou para fazer. Então, foco nos trabalhos, mas sempre se colocando em primeiro lugar, ok?
No Comments