Autor: Orlandeli;
Editora: Panini Comics;
Páginas: 100;
Sinopse: Em Arvorada, Chico Bento, o caipira mais famoso dos quadrinhos, leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando dá em todos nós. Porque nem tudo pode ser deixado pra depois… Numa reinterpretação belíssima do clássico personagem Mauricio de Sousa, o premiado cartunista Orlandeli cria uma história tocante, com visual magnífico e momentos de amor, dor, humor, mistério e, especialmente, aprendizado. (Skoob)
Preparados para se emocionar?
A essa altura, vocês já sabem muito bem que sou fã de carteirinha de todo o universo criado pelo Maurício de Souza. Mas, se eu puder ser sincera, Chico Bento foi o que eu menos li durante a infância. Mesmo. Talvez por ser algo que não estava bem dentro da minha realidade do dia-a-dia. Então, quando ganhei Arvorada, não imaginava que ficaria tão emocionada com a trama criada por Orlandeli. Todos os personagens mais conhecidos do universo do Chico Bento estão ali. Seus pais, Rosinha, Zé Lelé e, principalmente, sua vó Dita. Ela é o centro da trama, sempre trazendo suas sabedorias de velha senhora.
A história é tocante e cheia de ensinamentos. As analogias são certeiras e o autor chega a fazer uma homenagem linda a uma parte da história original do Chico Bento. Que não posso explicar muito para não dar spoilers. Os traços são delicados, cheios de movimento e as cores utilizadas são certeiras. É impressionante o envolvimento entre o leitor e a história o autor cria usando, em grande parte, apenas desenhos. A conexão com o florecer de um ipê, só torna a história ainda mais especial. Enfim, como são histórias curtas, não dá para ficar falando muito para não correr o risco de estragar a experiência para você aí. Mas, antes de ler Arvorada, prepare o coração e a caixinha de lenços, pois as emoções são fortes.
Sou apaixonada pela forma como as graphics MSP abrem espaço para contextos tão reais e sinceros. Mais uma vez, a escolha da trama e do autor foi perfeita. Parabéns aos envolvidos!
No Comments