“Penso em não pensar e daí já pensei, faço planos pra agosto de 2026. É tanta coisa que nem lembro e gente que conheço, tudo isso em pensamento, se eu não durmo eu enlouqueço”. Se você também se identificou com esse trecho da música 2026, da banda Lagum, provavelmente é uma pessoa tão ansiosa quanto eu. E olha que aqui existe ansiedade de sobra, viu? Mas, tem horas que essa agitação toda na nossa cabeça irrita. Cansa. E maltrata. Quando a ansiedade bate a nossa mente é nossa pior prisão. Inclusive, tem momentos que nada adianta, só dormir mesmo, como a própria música diz. Claro que o mais aconselhavel aqui é procurar um psicólogo e tratar suas questões da forma correta. Mas, na falta desse atendimento, algumas coisinhas já me ajudaram a desligar a mente. Portanto, pode ser que te ajude ou não, mas não deixa de procurar um médico, ok?
1. Ler sempre ajuda
Mas não é qualquer livro. Nada de ler sobre finanças, startups e pessoas de muito sucesso. Isso só vai te jogar mais fundo nas suas próprias neuras. Nesses casos, costumo ler qualquer livro mais descontraído. Um romance, algo mais leve. Por que aí eu foco em resolver os problemas da personagem e não nos meus. Então, acabo conseguindo desligar a mente com maior facilidade com essas histórias.
2. Escrever
Desabafar é sempre útil. Mesmo! Então, na falta do médico ou de amigos para te ouvir, escrever pode ajudar e muito. Se você gosta de escrever a mão, aconselho ter um caderninho só para isso. Mas, se você prefere digitar, abra um arquivo no word ou google drive e se joga. Escreve tudo que precisar, descarrega tudo o que puder ali e a partir disso vai ser mais simples deitar e desligar a mente 100% (ou quase isso).
3. Assistir filmes e séries
Assim como os livros, os filmes e séries me ajudam a focar nos problemas dos personagens e deixar os meus em stand by por algum tempo. Entretanto, nesses dois casos, aconselho dar uma desligada das redes sociais. Deixar o celular longe e focar na trama do filme por um tempo. Querendo ou não, as redes sociais ampliam crises de ansiedade, principalmente pelo fato das comparações. Portanto, dependendo do nível da crise, é bom desligar de tudo e se jogar nas distrações.
Espero que te ajude a desligar a mente por um tempinho, mas não abre mão de tratar sua ansiedade com uma pessoa preparada para te ajudar com isso, ok?
No Comments