Se Organiza

Especial CPBR 12: 3 dicas para tirar seu projeto do papel

13 de fevereiro de 2019

Se você está acompanhando nossas redes sociais, provavelmente já sabe que nossa equipe está em peso na Campus Party Brasil. Enquanto a Gio e a Patrine estão como imprensa, eu vim de palestrante e estou dando um suporte na cobertura. Logo no segundo dia, no meio da manhã, lá estava eu, no Palco Entrepreneurship, para falar 10 dicas para tirar seu projeto do papel. São dicas que aprendi em livros, como o Mostre seu trabalho e Roube como um artista. Mas também, durante o curso Efeito Orna, das Irmãs Alcantara. Outras eu aprendi no dia-a-dia, enquanto tirava meus próprios projetos do papel. Foi uma oportunidade incrível, que me deixou muito nervosa, mas que valeu cada segundo! 

Portanto, dentre as coisas que compartilhei, escolhi as minhas 3 preferidas para quem não pode estar no evento e também sofre com o processo de tirar seu projeto do papel. Afinal, isso pode significar que você é: ou perfeccionista ou procrastinador. Talvez você seja uma mistura dos dois e aí, minha amiga, a coisa pode estar um pouco pior para o seu lado. Por que quando você é perfeccionista, você trava o seu projeto, por nunca estar bom o bastante. Mas, quando você é procrastinador, você trava o seu projeto, por nunca dedicar tempo o suficiente para tirá-lo do papel. Entretanto, quando você tem um pouquinho dessas duas personalidades, você trava seu projeto por não ser bom o bastante. Dessa forma, exatamente por ele nunca parecer perfeito, você desanima e começa a procrastinar. Quando parar para ver, já passaram meses e você nunca mais olhou para a cara do seu projeto. Sendo assim, vamos para as dicas:

Acredite!

Eu sei, isso parece muito clichê. Poderia até ter saído de um filme da Disney. Mas, na verdade, aprendi a acreditar nos meus projetos, com um curso das Irmãs Alcantara, o Efeito Orna. A partir do momento que você não tem confiança suficiente para mostrar meu projeto para outras pessoas, significa que não acredita verdadeiramente nele. E nada vai para frente sem que você acredite de verdade. Por que quando você não acredita no potencial da sua ideia, você desanima com maior facilidade.

Quando você acredita no seu projeto, não há opinião divergente que te tire do foco. Quem nunca foi compartilhar uma ideia de um projeto com alguém, totalmente empolgado e essa pessoa respondeu com uma frase negativa e desanimadora? As vezes nem precisou falar nada. Só um olharzinho de rejeição, bastou para que você desanimasse da sua ideia e nunca mais voltasse a pegar no projeto. Portanto, acreditar, de corpo e alma, na sua ideia, cria uma base sólida, que não será tão facilmente destruída com frases desmotivadoras.

Feito é melhor do que perfeito

Você não precisa ser um gênio. O equipamento não precisa ser o melhor do mundo. E nem a execução precisa estar impecável. O projeto só precisa ser feito com amor e verdade. Você sempre encontrará alguém que vai gostar do que você produz. Da sua proposta e do seu empenho. Exemplo básico, a Anitta, gravou o seu primeiro vídeo no quarto dela, com uma câmera ruim, cantando usando um desodorante como microfone, com roupa de ficar em casa. Foi esse video que levou a Anitta a percorrer o caminho que levou ela aonde está hoje. Ela simplesmente fez como pode, e ainda assim alguém gostou do trabalho dela. E aí está ela, com grandes equipes e produções internacionais. A sacada é: o perfeito não existe e se você ficar esperando por isso, nunca vai começar realmente. Jogue no ar, compartilhe seu processo criativo, vá moldando na frente das pessoas e o retorno virá.

Por que, se você limita o seu processo de criação e exposição, por não estar tudo perfeito, as pessoas nunca vão saber que você existe. Que o seu projeto é algo que elas querem saber mais. Portanto, fale sobre ele. Sempre que tiver oportunidade. Para os seus familiares, amigos, vizinhos. Para seus professores, colegas de trabalho. Não tenha medo de expor seus propósitos. E, apesar de que sempre vão existir pessoas prontas para te criticar, também sempre vão existir pessoas que vão se identificar e te apoiar. Vá sem medo! Principalmente, não tenha medo de errar. Acontece que a gente precisa errar, para poder aprimorar. Tudo precisa de um rascunho. Portanto, compartilhe suas ideias, sem medo de passar vergonha ou de errar.

A geografia não manda mais em nós

Acho que essa é a mais importante aqui. Eu sou de Porto Velho, uma capital com cara de cidade pequena do interior. Todo mundo que é de lá e quer ser alguém reconhecido por um trabalho criativo, resolve bater asas e voar para cá. Por que, em geral, a gente acha que nunca vai chegar aonde queremos estando em Porto Velho. Que nunca vamos ser vistos, que nunca vamos estar, por exemplo, num palco da Campus Party Brasil. Mas, ir para uma cidade maior nem sempre é a melhor solução. Afinal, sejamos bem sinceros, se destacar aqui em São Paulo não é uma tarefa fácil. Mas esse é só um exemplo. Talvez você seja daqui e queira ir para fora do país, pelos mesmos motivos que nós de Rondônia queremos vir para vá.  Só que, graças à internet, isso mudou. Completamente.

Você pode ser do menor interior, que se fizer um bom trabalho, com propósito e consistência, dando um passo de cada vez, com certeza vai chegar aonde quer. O importante é você não levar a sua localização geográfica, como algo que te limita. Pelo contrário, use isso para te dar impulso. Afinal de contas, o que pode parecer um impedimento, às vezes é o seu diferencial. Aliás, às vezes o problema não é só a geografia. Assim como São Paulo parece ser uma grande realizadora de sonhos, só por que estamos há muitos quilômetros de distância, a grama do vizinho sempre parece mais verde. Mas evite se comparar demais com as pessoas ao seu redor ou que atuam no mesmo nicho que você quer atuar.

Afinal, sempre vão existir pessoas melhores do que você. Porém, aproveite a oportunidade para aprender com elas ao invés de se sentir inferior. Mas, também sempre vão existir pessoas melhores do que você, procure ajuda-las. Compartilhe conhecimento, ao invés de se sentir superior.
Quer saber todas as dicas parar tirar seu projeto do papel? 

Me conta nos comentários, que eu volto a falar sobre o assunto por aqui!

Ps: se você estava lá, obrigada! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: