Feito é melhor do que perfeito não é só o título da minha palestra que está concorrendo na Campus Party Brasil. Esse também é o melhor aprendizado que tive em 2018. Mas, ele começou lá em 2017. Já contei essa história um milhão de vezes aqui no blog. Porém, retomar as publicações por aqui, foi um grande divisor de águas nas minha vida. Passei muito tempo me auto sabotando. “Amanhã eu faço”. “Mas, para que fazer se ninguém vai ler?” “Talvez na próxima”. “Eu não sou boa o bastante”. “Eu nunca vou chegar lá”. E a pior frase de todas “quando estiver perfeito, eu divulgo”. Tem horas que tenho vontade de conversar comigo do passado e dizer: Ô miga, por favor, melhore.
Alguns livros e cursos ajudaram no processo de entender que perfeição é algo que não vai rolar. Que, na realidade, sempre vai ter alguém para criticar. Mesmo que você ache perfeito. Mas, olhe pelo lado positivo, para cada uma pessoa pronta para apontar os defeitos, há 4 prontas para te incentivar. Desculpe a estatística sem comprovações. Porém, apesar dos livros e cursos, eu aprendi muito sobre isso na prática. Eu estava de saco cheio do trabalho que tinha e precisava fazer algo pela minha sanidade. Sejamos sinceros, não tem nada pior do que trabalhar só pelo dinheiro. Pior ainda é se esse dinheiro nem é grandes coisas e você ainda vive infeliz por não fazer o que ama. Voltei a publicar no Ré por que eu estava a beira de um surto. Por que eu não aguentava mais fazer algo que me deixava triste todos os dias.
Feito é melhor do que perfeito
Pouco antes de voltar com o Ré, fiz uma lista de coisas que queria arrumar aqui. Era uma lista com mais de 100 itens e está incompleta até hoje. Os meses iam passando e eu simplesmente não conseguia acabar. Portanto, vi que precisava começar a fazer, antes que pirasse com o trabalho remunerado. Foi aí que as coisas começaram a acontecer. Eu ainda não tinha um blog perfeito e nem tenho ainda. Mas, tenho um espaço que me faz bem e melhorou todos os meus dias que passei trabalhando sem vontade. Criei coragem para investir no que amo e no que quero construir. Definitivamente, feito é melhor do que perfeito. Em alguns momentos as coisas deram muito certo. Entretanto, em outras situações, me senti uma fraude. E, na maioria delas, era a auto sabotagem tentando me bater de novo.
Sendo assim, pare agora mesmo de se auto sabotar. É um processo de altos e baixos. MESMO. Só que se você não começar agora mesmo, você nunca vai. Pare de adiar algo que vai te fazer bem. Isso não é dieta para começar na segunda-feira. Seu projeto não precisa de um momento certo. De um período de iluminação profunda. Seu projeto precisa ser visto. Precisa sair da sua gaveta. E, mais do que qualquer outra coisa, seu projeto precisa de você. Portanto, comece. De onde puder. Com pouca grana, com quase nada de tempo. Mas, comece. Por você.
No Comments