Autor: Austin Kleon;
Editora: Rocco;
Páginas: 224;
Sinopse: Depois de Roube como um artista, um manifesto irreverente e repleto de dicas bem-humoradas para ativar o potencial criativo, e Roube como um artista: o diário, o escritor e artista gráfico Austin Kleon ensina ao leitor como compartilhar sua criatividade e tornar seu trabalho conhecido na era digital. Dividido em 10 capítulos com regras transformadoras e objetivas, citações, exemplos práticos e ilustrações bem-humoradas, Mostre seu trabalho! derruba de vez o mito do “gênio solitário” ao propor atitudes que valorizam o compartilhamento de ideias durante o processo criativo sem medo de ser “roubado”. (Skoob)
Acho que nunca fiz uma resenha de livro contando algo pessoal no meio da história. Pelo menos, não que eu me lembre. Mas, a verdade é: para falar sobre Mostre seu trabalho! preciso contar um pouquinho sobre o que me levou a ler este livro.
Talvez você, que está acompanhando o blog há pouco tempo, não saiba que ele existe há tempos e oscilou entre “algumas postagens por trimestre X nenhuma postagem por semestres”. Já comentei isso aqui, em outros posts. Era difícil manter uma frequência regular, por dois motivos: 1- Eu não gosto de me expor. Logo, tenho vergonha de publicar meus textos mais pessoais e de divulgar que eu tenho um blog. A maioria das pessoas que me conhecem há tempos, nem sequer sabem que eu tenho um blog. 2- Já que eu não divulgava a maior parte das coisas que escrevia, sobravam as resenhas. Que ainda eram complicadas, mas como são menos pessoais, conseguia publicar. E aí, eu chegava num ponto complicado: com a correria de faculdade e trabalho, não tinha tantas resenhas para fazer. Então, o blog acabava desatualizado.
Uma das minhas melhores amigas é exatamente assim também. A diferença é que ela faz colagens. Lindas colagens. Só que meia dúzia de pessoas sabem que ela faz colagem. E o resto do mundo é privado de conhecer os talentos dela. Essa minha amiga me fez enxergar esse defeito nosso. Queremos ser descobertas. Assim como eu quero que pessoas leiam meus textos, ela quer que pessoas vejam suas colagens. Mas, como as pessoas podem ter acesso ao nosso trabalho, se não abrimos caminho? Chegou um ponto em que eu percebi duas coisas: 1- Para ser vista, vou precisar me expor. Não importa o quanto isso seja doloroso, vai ter que acontecer. 2- Não somos as únicas. Meio mundo também tem medo de expor o próprio trabalho. A questão é: medo de que?!
Austin Kleon abriu minha cabeça e me ajudou muito a transformar a minha criatividade depois que eu li Roube como um artista. Eu gosto tanto do livro, que já presenteei vários amigos com ele. Acho que, para todos que trabalham com criatividade, é uma leitura obrigatória. Quando soube da existência de Mostre seu trabalho! não deu para esperar. Fui na livraria no mesmo dia e comprei. Por que, convenhamos, pelos parágrafos de cima você deve imaginar que eu precisava mesmo dele. E eu realmente precisava.
Nesse livro, Austin nos presenteia com “10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto”. Sendo elas: Você não tem que ser um gênio; Pense em processo, não produto; Compartilhe algo pequeno todos os dias; Abra seu armário de curiosidades; Conte boas historias; Ensine o que você sabe; Não se torne um produtor de spam; Aprenda a levar porrada; Venda-se; Permaneça. Questões que nos angustiam, como por exemplo: “Como posso ser encontrada?”, “Como posso lidar melhor com críticas?”, “Como compartilho o que faço?”, “Como mostrar o mundo quem eu sou?”, são resolvidas em Mostre seu trabalho. A verdade é: todos nós desejamos ser reconhecidos pelo que fazemos, mas nem sempre sabemos por onde começar. Com dicas simples, uma linguagem que mais parece uma conversa entre amigos e várias ilustrações, Austin Kleon nos ensina a perder o medo da reação do público e nos permite, finalmente, abrir as cortinas para expor nosso trabalho.
Apesar de já fazer uns meses que estou dando a cara a tapa por aqui, postando diariamente e com textos mais pessoais, Mostre seu trabalho me mostrou outros pontos para os quais eu ainda não tinha me atentado. Além de me incentivar a manter o ritmo e não desistir. Recomendo MUITO esse livro, se você: 1- Trabalha (ou quer trabalhar) com internet, seja por blog/vlog ou afins; 2- Assim como eu, tem muito medo de expor o seu trabalho; 3- Leu Roube como um artista e amou. Mostre seu trabalho é quase uma continuação; 4- Tem projetos engavetados, por motivos bobos; 5- Todas as alternativas anteriores. Espero que gostem! :3
Mostre seu trabalho: livro de fevereiro do Infinistante
Três, das quatro, blogueiras que mais amo, Maki, do Desancorando, Mel, do Serendipty, e Loma, do Sernaiotto, criaram um clube do livro: o Infinistante. Qualquer pessoa pode participar, mesmo que não tenha blog/vlog. É um projeto ótimo, que pode te ajudar a ler mais livros durante o ano. Todo início de mês, elas enviam por e-mail o livro que deve ser lido. Esse foi o primeiro mês do projeto e Mostre seu trabalho é o escolhido. Infelizmente, eu já tinha lido em janeiro, mas vou esperar ansiosamente o mês que vem!
No Comments