Foto: Monique Renne
Vai fazer uma viagem por Santa Catarina e ainda não escolheu as cidades que vão entrar no seu roteiro? Bom, além de eu te recomendar uma ida até o Beto Carrero e nas praias de Itajaí e Florianópolis, tem uma cidade que não pode faltar: Pomerode! Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é bem pequena, mas super histórica. De acordo com dados no site da Associação Visite Pomerode, a cidade tem cerca de 30 mil habitantes e um roteiro gastronômico atrativo. Por estar localizada na região de Blumenau, é bem fácil de chegar até lá. Quando eu fui, saí de Joinville (SC), de ônibus e o trajeto dura mais ou menos 2h. Se não me engano, a passagem custou por volta de uns 30 reais.
Cidade histórica
Pomerode, além de histórica, é tranquila e muio charmosa. Inclusive, é reconhecida por suas tradições, pois a população toma cuidado para preservar os traços culturais herdados dos colonizadores. Sendo eles, em sua maioria, vindos da Pomerânia, região do norte da Alemanha. A herança da cultura germânica é bem forte, principalmente, na arquitetura de casas e nas ruas da cidade. Sendo assim, possui o maior acervo de construções em enxaimel do país, tornando-se parte da”Rota do Enxaimel”. Um passeio turístico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico, nos níveis municipal, estadual e federal.
Conhecer muita coisa em pouco tempo
Por ser uma cidade pequena, Pomerode não vai tomar grande tempo do seu roteiro de viagem. Portanto, se você for até a cidade, aconselho reservar um dia, no máximo dois. Sendo assim, priorize lugares como: Praça Marlene Dietrich e o Teatro Municipal. No roteiro gastronômico: Bierwein Pizzaria, Fritz Burguer e Currywurst. E, para quem gosta de coisas mais radicais, também tem vôo de parapente!
Roteiros específicos
Não é só a “Rota do Enxaimel” que contempla Pomerode. A cidade também conta com Rota Raízes Germânicas, Tour Cervejarias, Rota do Imigrante, City Tour Monumentos e, ainda, o Tour de Compras. Afinal, Pomerote também é rica em tecelagens, porcelanas, cervejas e outros artigos! Portanto, Pomerode merece estar no seu roteiro por Santa Catarina.
No Comments