Em 2013, a produtora e empreendedora, Mel Masoni, criou o Projeto Pérolas. O objetivo? Fazer com que mulheres diagnosticadas com câncer de mama percebam a beleza que têm, independente das modificações causadas pela doença. Além de amenizar a dor emocional causada pelo câncer. Para chegar no resultado que queria, o projeto utilizou a fotografia como ferramenta.
Em 2014, após meses de pesquisa e conversa com mulheres com câncer, o projeto realizou 3 ensaios contando com uma equipe de voluntários nas áreas de produção, fotografia e maquiagem. No ano seguinte, foram realizados mais 5 ensaios, com 8 mulheres e diversos voluntários. Em 2016, a procura pelo projeto deu um salto. Uma média de 350 novas mulheres, de todas as regiões do país, queriam ser fotografadas.
Por conta do crescimento e a participação de novas mulheres, o Projeto Pérolas acabou se transformando naturalmente. Passaram a participar também, mulheres diagnosticadas com outros tipos de câncer. Criaram um grupo no whatsapp, para que as Pérolas, em diversas fases do tratamento, pudessem interagir, trocar informações e apoiar uma a outra. O grupo conta com a participação de 60 mulheres. De acordo com o projeto, “é um grupo onde a fraternidade, irmandade, união e cuidado mútuo entre mulheres, é praticada e incentivada”.
Com o intuito de dar continuidade no bem-estar das pérolas fotografadas, o projeto tomou proporções bem maiores. Foi criado, em outubro de 2016, um núcleo de terapia em grupo. Os encontros são semanais, realizados no Rio de Janeiro e em Niterói. Convidaram a psico-oncologista, Marília Zendron, para coordenar as voluntárias; Luana Chagas, psicóloga responsável pelo atendimento das Pérolas no Rio de Janeiro, e Jane Portugal, psicanalista que às atende em Niterói. O Projeto Pérolas também firmou parceria com uma clínica de estética, para realizar o procedimento de micropigmentação paramédica da aréola para as Pérolas que fizeram a reconstrução mamária. Os tratamentos são completamente gratuitos para essas mulheres.
Porém, os ensaios fotográficos ainda são a marca registrada do projeto. Em 3 anos de experiência, o projeto possui diversos depoimentos que provam a importância da autoestima no resultado dos tratamentos e nas diversas dificuldades vividas nesse período.
Depoimento Juliana
Depoimento Walkyria Nadaz
Depoimento Lidiane Correia
Depoimento Aline Sampaio
Mande um e-mail para contato@projetoperolas.com.br, se:
– Você é uma mulher que foi diagnosticada com câncer e gostaria de participar de um ensaio;
– Você gostaria de ser um voluntário;
– Você possuir uma locação bacana, para elas usarem nos ensaios, como um hotel, uma pousada, uma fazenda, ou algo assim.
Você também pode contribuir financeiramente, para que o projeto continue ajudando várias mulheres pelo país. Saiba como, clicando aqui.
Projeto Pérolas na internet:
Gostou? Ajude a divulgar o Projeto Pérolas!
No Comments