Quando eu era criança e ficava prestando atenção nas conversas que meus pais tinham com os seus amigos. Quando o assunto era por onde meu pai já tinha passado, lembro de minha mãe dizer: É mais fácil perguntar onde ele não conhece. E era verdade. Meu pai nasceu no interior de São Paulo, morou anos na Bahia e aqui em Rondônia. Chegou a morar na Nigéria e conheceu boa parte do Brasil. Daquela época em diante, eu internalizei uma vontade absurda de viajar tanto quanto o meu pai. Queria poder assistir uma notícia (ou coisa parecida) sobre algum lugar e poder dizer “já estive aí”. Queria ouvir minha mãe usar a mesma frase para falar de mim.
Como meu pai viajava muito a trabalho, eu, minha mãe e minha irmã quase sempre íamos com ele. Por causa disso, eu conheço muitas cidades do interior de Rondônia, quase todas as cidades do Acre e até algumas da Bolívia, que fazem fronteira com esses dois estados. Nós também viajamos de carro algumas vezes, indo de Porto Velho (RO) para Campinas (SP). São 3 mil quilômetros e, no caminho, passei por alguns outros estados, mas não cheguei a conhecer tão bem. Eram mais cidades em que a gente parava para dormir ou só estava de passando mesmo.
Aos 19 anos, decidi que queria conhecer todas as capitais do país até os 30. Conversando com um amigo, Tiago Lobão, e falando sobre essa vontade, ele me recomendou conhecer não só a capital, mas (no mínimo) uma cidade do interior de cada estado. E aí o projeto expandiu um pouco. Naquele mês eu estava fazendo minha primeira viagem completamente só. Visitei cidades que sempre quis conhecer, como São Paulo e Rio de Janeiro. Conheci amigos virtuais e aproveitei cada segundo. Já fazia umas duas semanas que eu tinha voltado para casa e estava vendo tv com a minha mãe, quando passou uma imagem da Av. Paulista. Na hora eu berrei “MÃE, JÁ ESTIVE AÍ!”. E foi aí que eu lembrei do meu desejo de criança, o que só aumentou a vontade de seguir com o projeto de conhecer mais do meu país. Mas, só agora o projeto ganhou o nome de: Por onde andei.
Lugares que eu já conheço:
Como eu falei, conheço bastante do estado em que eu nasci, Rondônia, e do Acre. Nem sei dizer quantas cidades de cada um, por que eu rodei demais pelo interior. Também conheço um pouco do Rio de Janeiro. Ainda preciso fazer uma viagem mais duradoura por lá e conhecer um pouco mais. No estado de São Paulo, conheço a capital, Campinas, Aparecida e Caçapava. Do Amazonas, conheço Manaus, Humaitá e Presidente Figueiredo. E, minha viagem mais recente foi para Curitiba, Paraná. Então, dos 26 estados + Distrito Federal, eu já cumpri a minha meta em 4 estados. E, falta conhecer uma cidade do interior do Rio e uma do Paraná.
Os favoritos:
Minha cidade favorita, com certeza, é São Paulo. Aquela loucura, a correria e a energia do lugar mexeu muito comigo e eu ainda tenho planos de morar por lá. Mas, eu também gosto muito de Manaus (AM). Não só por ser onde minha segunda família mora. É uma cidade que respira cultura o dia inteirinho, é maravilhoso. Agora, de lugares favoritos, é o Parque Barigui, de Curitiba (PR). É um lugar lindo, principalmente na hora do pôr do sol. Quando conheci, tive uma vontade enorme de deitar na grama, abrir um livro e ficar ali por dias. Eu também passei a amar muito flutuantes. Para quem não conhece, são umas casas que ficam flutuando em rios. Eu conheci dois, do Ecolazer Turismo, no Rio Negro, em Manaus.
Lugares que quero conhecer o mais rápido possível:
Claro que o projeto é conhecer o Brasil inteiro, mas tenho a minha lista de preferências para conhecer o mais rápido possível:
- Petrópolis, RJ;
- Salvador, BA;
- Belo Horizonte, MG;
- Nobres, MT;
- Florianópolis, SC;
Por onde andei:
No meio dessas viagens todas, acabei pegando a mania de fotografar os pés. Até então, não tinha um motivo específico. Quando o projeto ganhou nome e virou, de fato, um projeto, resolvi criar um instagram e compartilhar um pouquinho das viagens que já fiz e que vou fazer. Porém, muitas fotos se perderam no meio do caminho ou não estão com uma qualidade maravilhosa. Por isso, o feed ainda tá meio incompleto. Mas, se você quiser ir acompanhando, é só clicar aqui. Não vão ser fotos apenas das viagens. Vão ter fotos de lugares bacanas para conhecer em Porto Velho, com a intenção de ajudar quem não é daqui a conhecer um pouco mais sobre a cidade.
Agora, a dúvida que fica é: será que eu dou conta de conhecer todos os estados do Brasil até os 30? Tô achando melhor prolongar o prazo até os 35 pelo menos. HAHAHAHA
E aí, qual sua cidade favorita do Brasil?
No Comments