Machado de Assis disse sábias palavras em Dom Casmurro quando citou que “Aos quinze anos, tudo é infinito.” Eu não entendia o quanto essa frase era realista até passar dos quinze para os dezoito e assim por diante até hoje. Quando parei e olhei para trás e entendi que com aquela idade temos a sensação de que podemos e vamos conquistar o mundo. Porém, nem tudo saiu como planejado…
Estou com o pé nos meus 24 anos. Daqui duas semanas estarei com o corpo todo em uma nova idade. Nesse momento, sempre paramos para refletir sobre nossas escolhas e futuro. Pensei naquela Camila com quinze anos e percebi que quase não mudei visualmente, esqueçam as tatuagens!, pelo menos é o que vejo quando olho no espelho. E por dentro, é como se tivesse vivido muito mais do que nove anos desde meus quinze. Minhas prioridades mudaram e eu quero viver uma vida totalmente diferente daquela planejada em 2009.
É engraçado como eu achava que desejava muita coisa. Queria emprego fixo, apartamento legal, viajar para o destino que sempre sonhei e planejar uma poupança para filhos. Sim, no plural e sem acompanhar a palavra casamento. Nunca quis casar. Sempre quis ser mãe, de gêmeos. Sabia que seria uma vida louca, mas tinha planejado. Ia dar certo! Não deu. Me formei em algo que achava ser um hobby, me apaixonei na faculdade e levei meu namoro (Namorar uma garota é uma fase, Camila! Vai passar!) para o status de relacionamento para vida toda. Quero construir família acompanhada e não abro mão disso.
Aos quinze anos, tudo é infinito.
Machado de Assis
A vida leva pessoas para os mais diversos caminhos. Ela tira pessoas antigas que não acrescentam e, às vezes, afasta outras que mesmo longe continuam nos cuidando e querendo bem. Não existem barreiras de distância para sentimentos verdadeiros. A vida também acrescenta pessoas novas, que nos enchem de alegrias. Eu estou sentada aqui sorrindo enquanto imagino diversos rostos que entraram na minha vida e acrescentaram muito! Agradeço demais por esses anos e pessoas que recebi.
Então, para você que está lendo aí do outro lado, fica a minha mensagem principal. Faça planos, mas saiba que os imprevistos podem ser maravilhosos. Você pode estar chorando por perder alguém próximo hoje, mas amanhã você pode ter uma pessoa que complete tudo que você sentia falta. Escolhas devem ser feitas e riscos devem ser tomados. Mas desistir, nunca é uma opção. Aos 15 anos, tudo pode ser infinito. Mas aos 24, tudo é concreto. Tenho firmeza para construir a vida que sempre quis, com presentes que a vida me proporcionou. Agradeço imensamente por isto.
No Comments